Cidadão fortalecido

Artigo:Um ano de blog da ABO seção São Paulo!!!

A justa comemoração teve seu ápice no dia 25 de maio com um evento em que se reuniram ABO São Paulo, ABO Nacional, ABRAREC, por meio do Comitê de Ouvidoria, e o anfitrião do encontro, PROCON de São Paulo. Desde 2009 foi criado um grupo de trabalho reunindo as entidades para discutir a forma pela qual se dá o relacionamento entre o cidadão (clientes e usuários) e as ouvidorias bem como sobre a busca imediata pelos órgãos de defesa do consumidor, queimando uma oportunidade de solução ou esclarecimento de sua reclamação.
A constatação primeira foi de que o cidadão tem uma carência ou distorção sobre o próprio conceito de ouvidoria. Soma-se a essa incompreensão a dificuldade em encontrar de maneira ampla, acessível e consistente as formas de contatos com as ouvidorias tanto públicas como privadas.
Para transpor esses obstáculos foi desenvolvida pesquisa eletrônica entre as ouvidorias de maneira geral, a partir da contribuição efetiva da PRODESP que disponibilizou o aplicativo e tabulou os dados coletados.
O grupo analisou os dados pesquisados, consolidou o conceito de ouvidoria a ser adotado por todos os participantes quando de seu relacionamento com o cidadão, e elaborou um guia com informações detalhadas das ouvidorias que aderiram ao programa de trabalho.
A apresentação do conceito de ouvidoria tem o foco dirigido ao cidadão, para que fácil e rapidamente seja assimilada e incorporada à sua dinâmica no contato com órgãos públicos e empresas privadas.
Faça parte dessa festa, acesse o guia de ouvidorias no site www.abosaopaulo.org.brwww.abonacional.org.brwww.abrarec.org.br

fonte: http://www.blogclientesa.clientesa.com.br/ouvidoria/default.asp?artID=1883

Anúncios
Publicado em Cidadania

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: