Ética e Regulação

Postado em: 2/10/2009 16:34

A ação dos ouvidores e profissionais que atuam em ouvidorias valoriza a manifestação do usuário, do consumidor, enfim do cliente como uma oportunidade de relacionamento e colaboração. O olhar recai sob o ângulo da participação, inclusive quando se caracteriza uma denúncia ou uma reclamação.

Qualifica-se ainda o interesse individualizado dessa manifestação como expressão ou recorte de um interesse maior, portanto transcende o emissor e o destinatário.

Os relatórios das ouvidorias materializam o tratamento dado ao conjunto das manifestações, consubstanciam indicadores que podem subsidiar os gestores. É, portanto, um modo de restaurar o bom funcionamento das instituições.

Todo esse processo é emoldurado por uma conduta ética, tanto das ouvidorias quanto dos gestores.

Nesse contexto pode-se dizer que a somatória das manifestações representam um processo social e não meramente individual.

Constituem em verdadeiros termômetros de conflitos declarados que permeiam os relacionamentos entre usuários e determinados seguimentos do mercado de consumo.

E mais, a credibilidade decorre de maneira natural pela coesão das manifestações.

Tudo isso, no entanto, nem sempre sensibiliza o correspondente Poder Público responsável pela regulação e fiscalização.

Em 11 de maio do corrente ano o Deputado Federal Carlos Sampaio, membro do Conselho de Ética da ABO seção São Paulo, protocolizou perante a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal um pedido de intervenção da ANATEL na operadora Telefônica diante da pane dos serviços de telefonia e banda larga.

Esse quadro de prestação de serviços de desempenho e adequação questionáveis é embasado por inúmeras manifestações, não bastasse o “apagão” repetiu-se. Ainda assim, conseqüência não houve a partir desse pedido.

Resta a dúvida: se esse quadro não é suficiente para sensibilizar quem de direito, será que a “moldura da ética” poderá surtir algum efeito?

Em tempo breve conceituação de ética: ” somos aquilo que fazemos”!

fonte: http://www.blogclientesa.clientesa.com.br/ouvidoria/default.asp?blogiD=1452

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Publicado em Cidadania, Direitos do Consumidor, Estado democrático de direito, Ouvidorias Públicas, Ouvidorias Privadas, Serviço de atendimento ao cliente - SAC

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