Ombudsman d’A Folha

Nº 113 10/2009

Um dos sentidos mais subestimados pelo homem é a audição. Ouvir, todos, ou pelo menos a maioria, ouve. Agora, ouvir bem e fazer o bom uso do que se ouve é outra história.

A audição é uma condição tão complexa, que ultrapassa o limite do sentido. Pode ser considerada como o processo de interpretação do som, pelos órgãos responsáveis pela transmissão das ondas sonoras ao cérebro.

Algumas pessoas, em determinadas circunstâncias, não conseguem ou não querem expressar em palavras (sons)o que deveras sentem, aí cabe ao receptor ter a condição saber interpretar a mensagem adequadamente. Para muitos estudiosos no assunto, saber ouvir é uma técnica, e como tal, pode ser aprendida e aprimorada. Podemos aprender a ouvir que mensagem implícita no silêncio de alguém, ou certas atitudes, que às vezes valem até mais que certas palavras. O Ombudsman tem como missão aprimorar isso, o saber ouvir, e mais que isso, assume a nem tão confortável tarefa de expressar o que isso significa.

Assim, a cada edição do jornal, você encontrará neste espaço um momento de reflexão sobre o trabalho do Ombdusman. Nem sempre estarei aqui para apontar erros ortográficos ou de sintaxe ou para reclamar da formatação, da impressão do jornal, enfim. Podemos nos encontrar aqui para expressar alguma opinião sua, para falarmos de algum assunto que nos diz respeito e que possa contribuir com o crescimento e desenvolvimento de todos.
fonte: http://ouvidorblog.blogspot.com/2009/10/ombudsman-da-folha.html

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2 comentários em “Ombudsman d’A Folha
  1. Samantha Aminger disse:

    Sres. boa noite !

    Gostaria de reclamar formalmente a respeito de um passeio efetuado pelo Búzios Trolley no dia 16/10/2009 a partir das 15:00hs, no valor de R$ 100,00

    (2 pessoas ).

    Não foi verificado as condições do caminhão, sendo que apresentou problemas de óleo, e ficamos parados por mais de 1 hora e depois deste tempo todo chamaram um novo caminhão ( feio,sujo, impróprio para o lugar que estão situados ) e passamos rapidamente pelos pontos informados quando compramos o ticket, quer dizer o passeio não foi aproveitado.

    Irritação do motorista e também das pessoas do passeio ( claro com toda a razão ).

    Gostaria do reembolso do valor do passeio.

    Não reclamamos no dia pois ao chegarmos na Orla Bardot, a guia se despediu e não conseguimos falar com ninguém.

    Total falta de consideração e respeito com turistas.

    Obrigada,
    Samnatha Aminger

    • Olá Samantha Aminger!
      Sugiro vc procurar primeiro a agência de turismo para conversar. Descubra como deveria ser o serviço e procure o dono do negócio para fazer suas considerações. Sugiro procurar logo o dono do negócio, o empresário, pois evitará perdas de tempo caso algum gerente tenha que se reportar a seu superior para decidir sobre algo.
      Caso nada seja resolvido e por se tratar de um serviço de iniciativa privada você poderá procurar o procon local para prestar queixas e solicitar orientações de ressarcimento.
      Boa sorte!

      Moisés Branco

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