Datas comemorativas

As relações de consumo são permeadas por iniciativas que denotam a tendência ou o caminho que poderá ser trilhado na consolidação do relacionamento consumidor e fornecedor.   Essa semana foi comemorada, inclusive pela manifestação em outros artigos, o dia 15 de setembro como o Dia do Cliente. Concebido recentemente (2003) sua importância para o mercado de consumo dispensa questionamentos.  

Uma reflexão adicional, no entanto, merece espaço: “qual a diferença entre o dia do cliente e o dia do consumidor?” Acrescente-se: “qual a relação com as ouvidorias?”

Numa contribuição ao debate é importante ressaltar que o dia mundial dos direitos do consumidor foi consagrado em 15 de março em alusão ao discurso do então presidente John Kenedy em 1962 perante o Congresso Americano contribuindo para o reconhecimento aos direitos básicos dos consumidores.   Naquela oportunidade o impacto foi muito grande, com destaque a dois aspectos: o Presidente declarou que “consumidores somos todos nós”. Incluiu-se, logo indicou o patamar de igualdade de condição e ainda de identificação de um grupo homogêneo, qual seja “os consumidores”. O outro aspecto foi a relação de direitos expressamente reconhecimentos no desenvolvimento de seu discurso, entre eles o direito a ser ouvido. Eis, a ponte com o instituto da ouvidoria.   Num paralelo pode-se dizer que o SAC e o dia do cliente surgem como resposta à demanda do mercado, incluindo o marketing e a vantagem competitiva, e a Ouvidoria e o dia do consumidor como expressão de movimentos sócio-econômicos.   Em tempo: há que se fazer a contextualização no mundo jurídico. Ambos estão inseridos nas disposições do Código de Defesa do Consumidor.  

Fica, portanto, o tributo ao dia 11 de setembro, data da promulgação da Lei 8078/90. O CDC que tutela os direitos de consumidores/clientes há 19 anos!

fonte: http://www.blogclientesa.clientesa.com.br/ouvidoria/default.asp?artID=1406

Anúncios
Marcado com: , , , , , , , , , , ,
Publicado em Direitos do Consumidor, Serviço de atendimento ao cliente - SAC

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: